A ORIGEM DA DESIGUALDADE (Atividade 7)




DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE (Rousseau: 1712/1778)
“O primeiro que, tendo cercado um terreno, se lembrou de dizer: ‘isto é meu’, e encontrou pessoas bastante simples para acreditarem nisso, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: ‘Livrai-vos de escutar esse impostor; estarei perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e a terra é de ninguém!”.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 1755 
ANOTAÇÕES DO PROFESSOR
• Por natureza o ser humano nasceria bom, mas a sociedade é que o corromperia. A vida em sociedade teria afastado as pessoas da maneira simples de viver determinada pela natureza, que provocaria a infelicidade e a falta de liberdade. Seria necessário um novo contrato social, um acordo entre iguais e livres, com o objetivo do bem comum. Democracia. Vontade Geral (que não é vontade da maioria, mas do bem comum). Soberania Popular. Nem sempre o que interessa ao privado é bom para o público. Ultrapassa o elitismo de Locke.
• Discordava de Hobbes e de Locke. A propriedade não é algo natural.

O ESTADO CAPITALISTA E O COMUNISMO

A ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO (Engels: 1820/1895)
“Como o Estado nasceu da necessidade de conter o antagonismo das classes, e como, ao mesmo tempo, nasceu em meio ao conjunto delas, é, por regra geral, o Estado da classe mais poderosa, da classe economicamente dominante, classe que, por intermédio dele, se converte também em classe politicamente dominante e adquire novos meios para a repressão e exploração da classe oprimida. Assim, o Estado Antigo foi, sobretudo, o Estado dos senhores de escravos subjugados; o Estado feudal foi o órgão de que se valeu a nobreza para manter a sujeição dos servos e camponeses dependentes; e o moderno Estado representativo é o instrumento de que serve o capital para explorar o trabalho assalariado”.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 1884

Análise de Texto
Rousseau:
01. Explique com suas palavras o texto de Rousseau.
Engels:
02. Por que para Engels, o Estado é um produto da classe economicamente dominante? (Explique com suas palavras)
03. Identifique em cada período histórico descrito por Engels quem é o opressor e quem é o oprimido. 

Postagens mais visitadas