NATUREZA E CULTURA - PERCEPÇÕES FILOSÓFICAS (2º Ano)
DIDEROT (1713-1784)
"Quereis saber a história resumida de quase toda a nossa miséria? É a seguinte. Existia um homem natural: dentro desse homem introduziram um homem artificial; e dentro da caverna, iniciou-se uma guerra contínua que dura a vida inteira.
(Suplemento à viagem de Bougainville)
HEGEL (1770-1831)
"O estado de natureza é, antes, o estado da injustiça, da violência, do instinto natural desenfreado, das ações e dos sentimentos desumanos".
(A razão na história)
FREUD (1856-1939)
"O recuo, para o plano de fundo, do poder excitante do olfato, parece ser ele próprio consecutivo ao fato de que o homem se ergueu do chão, resolveu caminhar de pé, estágio em que, ao tornar visíveis os órgãos genitais disfarçados até então, fez com que eles exigissem ser protegidos e assim se gerasse o pudor. consequentemente, o aprumo ou a 'verticalização' do homem seria o início do processo inelutável da civilização".
(O mal-estar na civilização)
ROUSSEAU (1712-1778)
"Os homens são maus, uma experiência triste e contínua dispensa prová-lo; no entanto, o homem é naturalmente bom, acredito ter demonstrado: o que, portanto, pode tê-lo depravado a este ponto senão as transformações que ocorreram em sua constituição, os progressos que fez e os conhecimentos que adquiriu?
(Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens)
Fonte:
GRATELOUP; Dicionário filosófico de citações;Martins Fontes; São Paulo, 2004
"Quereis saber a história resumida de quase toda a nossa miséria? É a seguinte. Existia um homem natural: dentro desse homem introduziram um homem artificial; e dentro da caverna, iniciou-se uma guerra contínua que dura a vida inteira.
(Suplemento à viagem de Bougainville)
HEGEL (1770-1831)
"O estado de natureza é, antes, o estado da injustiça, da violência, do instinto natural desenfreado, das ações e dos sentimentos desumanos".
(A razão na história)
FREUD (1856-1939)
"O recuo, para o plano de fundo, do poder excitante do olfato, parece ser ele próprio consecutivo ao fato de que o homem se ergueu do chão, resolveu caminhar de pé, estágio em que, ao tornar visíveis os órgãos genitais disfarçados até então, fez com que eles exigissem ser protegidos e assim se gerasse o pudor. consequentemente, o aprumo ou a 'verticalização' do homem seria o início do processo inelutável da civilização".
(O mal-estar na civilização)
ROUSSEAU (1712-1778)
"Os homens são maus, uma experiência triste e contínua dispensa prová-lo; no entanto, o homem é naturalmente bom, acredito ter demonstrado: o que, portanto, pode tê-lo depravado a este ponto senão as transformações que ocorreram em sua constituição, os progressos que fez e os conhecimentos que adquiriu?
(Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens)
Fonte:
GRATELOUP; Dicionário filosófico de citações;Martins Fontes; São Paulo, 2004