ATIVIDADE 1 (2º ANO): "Ponto de Transição"

"2001 - Uma Odisséia no Espaço" (Stanley Kubric, 1968)

"Avatar" (James Cameron, 2009)

Ponto de Transição

  Pela última atividade que fizemos pudemos perceber que existem duas respostas diferentes para a questão: Onde acaba, no ser humano, a natureza e começa a cultura?

De acordo com filósofo Karl Marx a diferença está no fato de que os seres humanos trabalham, coisa que os animais não fazem visto que agem unicamente através de instintos, portanto, o processo de produção da vida material das comunidades humanas é que marca a diferença entre homens e animais.

Por outro lado, o antropólogo Claude Lévi-Strauss, diz que a diferença está no desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Segundo ele, como vimos, o trabalho não é suficiente para identificarmos um ser como pertencente a ordem dos humanos. 

Existem dois filmes que servem muito bem para ilustrar essas duas interpretações diferentes.
No filme Avatar (2009) de James Cameron, o soldado Jake Sully depois de ficar paraplégico num combate na Terra é enviado a uma lua extraterrestre chamada Pandora, onde os seres humanos estão em busca de metais preciosos. Neste local existe um povo, os Na’Vi que vivem em paz, entretanto existem outros animais. Esse é um caso em que pode ser aplicada a interpretação de Lévi-Strauss, pois havia ali, um povo inteligente e que possuía uma linguagem que podia ser traduzida, estando neste caso na ordem da cultura. Embora os Na’Vi fossem mais altos e fisicamente muito mais fortes que os seres humanos e serem completamente azuis, havia algo em comum entre eles, a linguagem e a comunicação. É desse modo que Jake num corpo de Avatar se infiltra como espião no meio deles e acaba aprendendo a linguagem e a cultura desse povo, inclusive acaba se apaixonando por uma das nativas.   

Com relação à interpretação do filósofo Karl Marx, encontraremos no filme “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (1969), do cineasta Stanley Kubric, cenas que marcaram a história do cinema e que ilustram muito bem a ideia de que o trabalho, isto é, a produção de um utensílio, marca o momento em que os seres humanos adquirem cultura. Numa cena magistral que já se tornou um clássico, um primata descobre que um osso que até então era uma coisa qualquer entre outras, acaba tendo uma utilidade, aquele pedaço de osso poderia ser utilizado para abater animais e matar a fome e, mais que isso, ele poderia ser utilizado para matar outros indivíduos, de outras tribos, e garantir o poder sobre uma determinada área. Um simples pedaço de osso se torna um instrumento tecnológico, uma arma, daqui em diante é só historia. Transformando a natureza em tecnologia, o ser humano parte do domínio de uma poça d’àgua para a conquista do universo. É o que vemos na cena em que o osso lançado para o alto se transforma numa nave espacial. O que é a história? É uma luta de seres humanos uns contra os outros, como dizia Marx, a história é a história da luta de classes, um disputa de poder entre dominantes e dominados, portanto, isso é o que diferencia o humano dos outros animais.

o ATIVIDADE EM GRUPO (até 4 pessoas): “Ponto de transição” 

• Escrevam numa folha à parte qual a opinião de vocês com relação àquilo que marca definitivamente a diferença entre homens e animais. Quem está mais correto, ou ambos certos, ou ambos errados, Lévi-Strauss ou Marx? Justifiquem sua resposta utilizando os conceitos de natureza e cultura desenvolvidos nas aulas. Se houver divergências no grupo apresente o ponto de vista de cada um.

Seguem abaixo, trechos de cada um dos filmes:

"2001 - Uma Odisséia no Espaço"

"Avatar"


Postagens mais visitadas