TRABALHO EXTRA 1 (1º ANO): BIG BANG


O Big Bang

Durante séculos, os homens olharam para o céu à noite e se perguntaram como o Universo começou, qual é o seu formato, qual é o seu tamanho. Estudiosos de várias partes do mundo propuseram muitas teorias diferentes sobre a o origem do Universo. Atualmente, a maioria dos cientistas concorda com a proposta do Big Bang.

          O Universo engloba tudo o que existe. É incrivelmente enorme. Pense na maior coisa que quiser imaginar, multiplique-a por 1 bilhão e, mesmo assim, esse número não ficará nem perto do tamanho do Universo!

          Os cientistas que estudam o Universo, baseados em evidências, desenvolveram uma teoria chamada "Big Bang" para explicar como ele se formou.

          O Big Bang foi uma expansão extraordinariamente súbita a partir de um único ponto. Tudo surgiu aí, inclusive espaço, energia e matéria - todas as coisas físicas do Universo. Forças como a gravidade se formaram, o tempo foi criado... Não existe "antes" do Big Bang. É difícil até imaginar algo dessa grandeza!

          Três segundos depois do Big Bang, os três elementos mais simples surgiram: O Hidrogênio, O Hélio e o Lítio. As primeiras estrelas apareceram entre 50 e 150 milhões de anos depois dessa explosão, seguidas pelas galáxias. Cerca de 9 bilhões anos depois do Big Bang, surgiram o Sistema Solar e a Terra.

         O Universo surgiu há 13,7 bilhões de anos mais ou menos!

O Universo em Expansão

          O Universo vem se expandindo desde o Big Bang. Como os cientistas descobriram o que ocorreu?

          Em 1929, o astrônomo norte-americano Edwin Hubble (1889/1953) observou galáxias utilizando o maior telescópio daquela época. Ele mensurou como grupos de galáxias se afastavam uns dos outros.

          Imaginem que grupo de galáxias sejam uvas-passas na massa de um panetone. À medida que a massa cresce, as uvas-passas se distanciam entre si. De maneira simillar, aglomerados de galáxias longínquas se afastam pouco a pouco do grupo local de galáxias. Quanto mais longe estão, mais rápido ficam.

          Nos anos 1990, cientistas descobriram que a expansão do Universo não tinha velocidade fixa, mas estava em aceleração. Muitos pesquisadores acreditam que a causa disso seja a energia escura, uma energia misteriosa que compõe mais de 70% do Universo.

Ano-Luz

         
 O ano-luz é uma unidade de medida que marca a distância dos objetos existentes no espaço. A luz viaja mais rapidamente do que qualquer outra coisa, a uma velocidade incrível: 299.792 Km/s e inacreditáveis 9.460.730.472.580 Km/ano (cerca de 9,4 trilhões).

          Um ano-luz tem, então, cerca de 9,4 trilhões de quilômetros.

          Por que precisamos medir distâncias com ano-luz? Bom, o Universo é tão gigante e as distâncias entre os objetos são tão enormes que o uso de quilômetros não seria prático.

          A galáxia mais próxima, Andrômeda, está a colossais 21.000.000.000.000.000.000 km - 21 quintilhões de quilômetros.

          A estrela mais próxima de nós, depois do Sol, é Alfa de Centauro e está a 4,3 anos-luz de nós, ou seja, se tivéssemos uma nave que viajasse à velocidade da luz demoraríamos 4,3 anos para chegar até ela.

          O Sol está a 8 minutos-luz de nós, portanto, quando o vemos se pôr no horizonte, na realidade ele não está mais lá. o que vemos é apenas a sua luz chegando.

        A Lua encontra-se a 1,2 segundos-luz de nós. Podemos dizer, portanto, que quando olhamos para o céu profundo, estamos na realidade olhando para o passado.

Fonte dos textos: GIFFORD, C. "Space in 30 seconds"; Ivy Press Limited, Sussex, England, 2013


ATIVIDADE A:

1.) Expliquem com suas palavras o que é o Big Bang.

2.) Por que o fato de as galáxias se afastarem umas das outras comprova a Teoria do Big Bang?

3.) Por que se diz que ao olharmos para o céu estamos olhando para o passado?


Postagens mais visitadas