ÉTICA E MORAL
ATIVIDADE A (Grupo para entregar)
Sondagem de Conceitos
Expliquem sem consultar nada, partindo do próprio conhecimento, os significados das palavras: Ética, Moral, Liberdade e Autonomia.
ATIVIDADE B (Grupo para entregar)
Conceitos no Dicionário
Consulte no dicionário ou no Google o significado das palavras Ética e Moral. Comparem as diferenças e semelhanças dessas definições com as de vocês da atividade anterior e expliquem o que aprenderam de novo!
ATIVIDADE C (Grupo para entregar)
O conceito Liberdade na Filosofia
Leiam as frases dos filósofos abaixo. Vocês concordam ou não? Expliquem e justifiquem cada uma das afirmações.
AFIRMAÇÃO 1:
"Considerai a palavra liberdade de perto e vereis que é uma palavra vazia de sentido, que não existem e que não podem existir seres livres, que somos o que convém à ordem geral, à organização, à cadeia dos acontecimentos". (DIDEROT - 1713/1784)
AFIRMAÇÃO 2:
"Essa liberdade humana que todos se vangloriam de possuir consiste apenas em que os homens têm consciência de seus apetites e ignoram as causas que os determinam". (ESPINOSA - 1632/1677)
ATIVIDADE D: (Grupo para entregar)
Bioética - Ética Aplicada
PESQUISA: Escolha abaixo um dos campos de estudos da engenharia genética:
* Manipulação do genoma humano
* Escolha do sexo do filho
* Estudos com célula-tronco
* Clonagem reprodutiva
* Clonagem para fins terapêuticos
* Transgenia
* Vegetais e animais híbridos
a.) Explique do que se trata esse campo de estudos citando exemplos e a polêmica que ele envolve.
b.) Tomem uma posição com relação ao assunto. Concordam, discordam? Justifiquem. (Se houver discordância no grupo coloquem as duas posições com as respectivas justificativas).
ATIVIDADE E: (Individual no Caderno)
A Guilhotina de Hume
David Hume (1711-1776)
• Como das valor às coisas aos atos? O que é o certo e o errado?
Para dar conta de questões como essas, Hume faz uma divisão entre Juízos de Fato e Juízos de Valor.
JUÍZOS DE FATO: (Objetivo) ex. "Esta caneta é azul".
JUÍZOS DE VALOR: (Subjetivo) ex. "Esta caneta é bonita".
Divisão dos Estudos da Ética ou Filosofia Moral
1. Metaética: Investiga a fonte ou a base da moralidade incluindo questões como saber se sua natureza é objetiva ou subjetiva.
2. Ética Normativa: Foca os padrões éticos nos quais a conduta moral se baseia. Ex.: "Utilitarismo"; "Consequencialismo"; etc.
3. Ética Aplicada: Aplica a teoria filosófica a temas polêmicos como aborto, eutanásia, guerra, tratamento aos animais, etc.
ATIVIDADE F: (Individual no Caderno)
Egoísmo e Altruísmo
ESTUDO DE CASO (Leia os textos abaixo e depois responda a questão no final)
Caso A: Em 2016, Martin Shkreli, um alto executivo de uma empresa nos EUA, tomou a iniciativa de aumentar o preço da unidade de um remédio utilizado no tratamento de toxoplasmose, de US$ 13,50 para US$ 750,00, sem qualquer motivo aparente a não ser o aumento dos lucros da empresa em que atuava. Algo bastante grave, pois há pessoas que precisam tomar 3 unidades por dia para o tratamento por pelo menos uma semana, sem contar que as consequências da falta do medicamento pode ser fatal. O caso foi parar no Congresso dos EUA, onde o executivo utilizou o seu direito de ficar calado e desdenhou de todos, o que revoltou a população do país ocorrendo gigantescos protestos nas redes sociais.
Caso B: Em 1977, Silvio Holenbach, sargento do exército brasileiro, passeava com a mulher e quatro filhos no Zoológico de Brasília, quando ouviram gritos de desespero. Era um menino de 13 anos que havia caído num viveiro de ariranhas, mamíferos carnívoros, semi-aquáticos da família das lontras. Silvio se jogou no fosso e ergueu o menino que acabou sendo resgatado por outras pessoas, mas ele mesmo acabou sendo atacado. Com mais de cem ferimentos acabou falecendo três dias depois por infecção generalizada no Hospital das Forças Armadas.
VASCONCELOS, J. Reflexões: Filosofia e Cotidiano. São Paulo, SM Editora, 2016
Copiar a partir daqui
Platão e o Anel de Giges (Adaptado do do livro "A República")
"Este homem era um pastor a serviço do rei que então governava a Lídia. Um dia durante uma violenta tempestade acompanhada de um abalo sísmico, o solo fendeu-se e formou-se um precipício perto do local onde apascentava o seu rebanho. Cheio de assombro desceu ao fundo do abismo e encontrou muitas maravilhas, mas se encantou principalmente com um enorme cavalo de bronze oco e com grandes perfurações. Dentro havia um cadáver que trazia na mão um anel de ouro, do qual se apoderou. Saiu de lá apenas com esse anel. Numa reunião dos pastores com o rei, ele por acaso virou o engaste do anel e se tornou invisível. Ele percebeu isso ao ver que os outro comentavam dele como se ali não estivesse. Depois voltou novamente o engaste do anel e se tornou visível. Com o tempo, com esse poder em suas mãos, ele seduziu a rainha, tramou a morte do rei e tomou seu lugar."
No livro de Platão que são organizados em forma de diálogos, Glauco está contando esta fábula para Adimanto (com a intenção de provocar Sócrates) e chega á conclusão de que os seres humanos são naturalmente egoístas e só agem de forma justa porque temem as consequências desagradáveis que podem advir de seus atos.
RESPONDA:
1.) Tome uma posição com relação ao tema e justifique com exemplos: O ser humano é naturalmente egoísta ou naturalmente altruísta?
A história do "Anel de Giges" teve ampla repercussão que vai do "Homem Invisível", um livro de H.G.WELLS que acabou se tornando um filme também, ao "Senhor dos Anéis". Uma completa modernização do mito, da fábula. Abaixo uma obra anônima do século XVI da Escola de Ferrara.