FILOSOFIA - MENTE E CORPO





















Seriado na "NETFLIX" trata da história de um professor de Filosofia e de seus alunos.













ATIVIDADE A (Caderno)
O que é filosofia?
"A decisão de não aceitar como naturais, óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos cotidianos. Jamais aceitá-los, sem antes havê-los investigado e compreendido". (Marilena Chauí)

ATIVIDADE B (Grupo para entregar)
Sondagem de Conceitos
Expliquem sem consultar nada, partindo do próprio conhecimento, o significado das seguintes palavras ou conceitos: Mente, Corpo e Conhecimento

ATIVIDADE C (Grupo para entregar)
Conceitos no Dicionário
Consultem no dicionário ou no Google o significado das palavras Mente, Corpo e Conhecimento. Comparem as semelhanças e diferenças dessas definições com as de vocês da atividade anterior e expliquem o que vocês aprenderam de novo. 

ATIVIDADE D (Grupo para entregar)
Mente e Corpo na Filosofia - Dualismo
Parece evidente que, além de um corpo, temos uma mente, por meio da qual adquirimos conhecimentos e vivenciamos sentimentos diversos. Assim como cuidamos do corpo, também procuramos cuidar da mente, aprimorando-a com o estudo, buscando auxílio psicológico quando necessário e desempenhando atividades de entretenimento que a estimulem, como leitura, passeios, passatempos, conversas com amigos, etc. Diferentemente do corpo, contudo, a mente não tem características observáveis, como cor, formato, peso ou tamanho. 
Essa concepção comumente aceita de que o ser humano é formado por dois elementos  - corpo e mente (esta também chamada alma) - é conhecida como dualismo e dela surgem diversos problemas filosóficos: como é possível a interação entre o corpo físico e a mente (ou a "alma"), que não possui características físicas? Muitos pensadores, influenciados pelas descobertas científicas que descrevem as operações do cérebro humano, argumentam que não há nada além dos aspectos físicos e que a mente deve ser entendida como parte ou propriedade do sistema nervoso. Isso, porém, não altera o fato de que a nossa consciência distingue claramente o nosso ser do nosso corpo. Aliás, as expressões "eu tenho um corpo" e "eu tenho uma mente" indicam que o "eu" se distingue tanto de uma coisa como da outra. Como então compreender essa relação?
RESPONDER:
1. O que seria mais correto dizer: eu tenho um corpo ou eu sou um corpo? Por quê? O que entendemos como mente pode ser reduzido aos aspectos físicos? Por quê? 
2. Leia os provérbios populares a seguir:
"O segredo é a alma do negócio"
"O tempo cicatriza as feridas do corpo e da alma"
"Quando a cabeça não pensa o corpo padece"
"O sofrimento lapida a alma"
"Os lhos são a janela da alma"
A.) Explique os significados das palavras alma e corpo em cada um dos provérbios.
B.) Substitua a palavra "alma" nos provérbios por "mente". O significado das frases permaneceu o mesmo? Anotem as conclusões a que vocês chegaram. 
VASCONCELOS, JA. "Reflexões: Filosofia e cotidiano. São Paulo, SM Editora, 2016.

ATIVIDADE E (Caderno)
Áreas de Estudos da Filosofia
ESTÉTICA: A principal preocupação no campo da estética são a arte e o belo. Investiga-se o entendimento que se tem da arte (o que é a beleza? o que é a arte?) e as manifestações artísticas ao longo da história. 
TEORIA DO CONHECIMENTO: São desenvolvidas reflexões sobre o que é o conhecimento, quais suas possibilidades e limites? é possível obter conhecimento seguro e verdadeiro? (Filosofia da Ciência).
LÓGICA: Os filósofos estudam os métodos e princípios para distinguir o raciocínio correto do incorreto, analisando a validade ou invalidade dos argumentos. 
ÉTICA: As reflexões giram em torno da prática humana, isto é, os princípios da conduta humana e os valores morais. O que são o bem e o mal? O que devo fazer? etc. 
POLÍTICA: Estuda tudo o que se refere à forma de organização da sociedade, em especial o Estado, as formas de governo e a representação e participação dos cidadãos. 
METAFÍSICA: Investigam-se os princípios mais gerais de tudo o que existe ou da realidade (O que é ser? Existir implica em quê?). Esses princípios não são visíveis e não podem ser apreendidos pelos órgãos dos sentidos. 
MELANI, R. "Diálogo: primeiros estudos em Filosofia. São Paulo. Moderna, 2016

ATIVIDADE F (Caderno)
Linha do Tempo na Filosofia
ANTIGUIDADE - FILOSOFIA GREGA: A filosofia surgiu em um contexto de desenvolvimento econômico, político e cultural das pólis gregas. Inicialmente as indagações filosóficas se voltaram para a natureza, mas, aos poucos, o homem e a sociedade se tornaram o principal tema.
IDADE MÉDIA - FILOSOFIA MEDIEVAL: Alguns temas da filosofia medieval tiveram origem na Antiguidade. Os pensadores se dedicaram, sobretudo, à metafísica e à ética. O principal tema de reflexão foi a relação entre a fé e a razão. 
IDADE MODERNA - FILOSOFIA MODERNA: O pensamento filosófico dedicou-se à capacidade de conhecimento humano, aos métodos de investigação da natureza, às formas de organização social e política e enalteceu a razão como o grande bem da humanidade. 
IDADE CONTEMPORÂNEA - FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I: No final do século XVIII e XIX, marcados pela consolidação do poder da burguesia e pelo avanço da ciência como instrumento fundamental de conhecimento e de relação com a natureza, inúmeros pensadores se dedicaram à reflexão sobre a existência humana e a vida na sociedade capitalista. 
IDADE CONTEMPORÂNEA - FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II: As contradições sociais, guerras e o avanço técnico-científico do século XX provocaram inúmeros questionamentos. A filosofia ocupou-se principalmente da desconstrução da razão, do sentido da existência e da crítica ao progresso técnico científico. 














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