SÓCRATES (469-399 a.C.) 1º ano (Semana 1: 27 a 30/04)

... mais sábio é aquele que sabe que não sabe...


Atenas na época de Sócrates

PALAVRA DO PROFESSOR

 Olá alunos e alunas. Na sequência temos textos selecionados para leitura e termos uma ideia de quem foi Sócrates que é considerado o patrono da filosofia. Depois dos textos temos atividade que envolve pesquisa. Temos também um filme, a dica de um livro e duas vídeo-aulas, uma sobre os filósofos da natureza ou pré-socráticos e outra sobre Sócrates. Bons estudos!!!

TEXTOS

Trechos do Livro "O Mundo de Sofia"

Quem foi Sócrates?
"Em 450 a. C. aproximadamente, Atenas se tornou o centro da cultura grega, e a partir disso a filosofia tomou um novo rumo. Os filósofos naturais (ou pré-socráticos) eram primeiramente pesquisadores da natureza. Eles têm portanto uma posição importante na história da ciência. Em Atenas o interesse era mais concentrado no homem e no lugar que o homem ocupava na sociedade." 

"Sócrates é talvez o personagem mais enigmático de toda a história da filosofia. Ele não deixou escrita uma única linha, e ainda assim seu nome está entre os que mais influenciaram o pensamento ocidental. Para não mencionar a repercussão que teve a sua dramática morte." 

"A vida de Sócrates tornou-se conhecida principalmente por meio de seu aluno Platão, o mesmo que viria ser um dos maiores filósofos da história. Platão escreveu muitos Diálogos - conversas filosóficas - tendo Sócrates como interlocutor". 

"Quando Platão põe palavras na boca de Sócrates, não sabemos se elas correspondem ao que de fato ele teria dito. Portanto, não é nada fácil discernir o que são os ensinamentos de Sócrates e o que é a própria voz de Platão. O mesmo problema persiste entre tantas personalidades históricas que não deixaram seu pensamento registrado por escrito. O exemplo mais conhecido é naturalmente Jesus Cristo. Não temos como verificar se o "Jesus histórico" teria dito as palavras que Mateus ou Lucas afirmam que ele disse. Da mesma forma o "Sócrates histórico" também constituirá para nós um eterno enigma." 

"Porém, saber quem Sócrates era "de verdade" não é assim tão importante. Pois a imagem que Platão fez de Sócrates é que iria inspirar o pensamento ocidental pelos dois mil e quatrocentos anos seguintes." 

A arte do diálogo
"O ponto central de toda a filosofia de Sócrates era: ele não procurava impor seus ensinamentos às pessoas. Ao contrário, dava a impressão de que estava aprendendo com seu interlocutor. Também não ministrava conhecimentos como outros professores. Não mesmo. ele dialogava."

"Mas Sócrates não teria se tornado um filósofo famoso se apenas ficasse escutando o que os outros lhe diziam. Tampouco teria sido condenado a morte por isso. No começo de uma conversa ele apenas fazia perguntas, como se não soubesse nada. Ao longo do diálogo, seu interlocutor era levado a reconhecer as fraquezas do seu modo de pensar. O interlocutor era posto contra a parede, tendo por fim que reconhecer o que era certo e o que era errado."

"Um filósofo é sobretudo alguém que reconhece que existe um monte de coisas sobre as quais não sabe nada. E isso o atormenta. Visto assim, ele é mais sábio do que todos os que se vangloriam dos seus pretensos conhecimentos. "Mais sábio é aquele que sabe que não sabe" eu disse. Sócrates mesmo disse que só sabia uma coisa: que nada sabia... Os questionadores são sempre os mais perigosos. Responder e retrucar não causa o mesmo dano. Uma única pergunta pode conter o poder explosivo de mil respostas."

Trechos da "Apologia de Sócrates" (Platão)

A "Apologia de Sócrates" é um dos primeiros diálogos de Platão, escrito sob o impacto do julgamento e da condenação de Sócrates. Trata-se do discurso de Sócrates diante do júri que o condenou. Ele rejeitou a alternativa do exílio e manteve-se coerente com seu estilo de vida e de filosofar afirmando que "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida". Veja abaixo um trecho dessa obra. 
"A Morte de Sócrates" (Jacques-Louis David -1787)

"Mas vocês também, juízes, devem encarar a morte com esperança e não perder de vista esta verdade única: que mal nenhum pode atingir um homem bom, seja em vida ou após a morte, pois deus não o abandona. Portanto, também isso que me aconteceu não foi por acaso; vejo plenamente que é melhor para mim morrer agora e ficar livre dos problemas. Foi por essa razão que o sinal não interferiu e não estou de forma alguma zangado com os que me condenaram ou acusaram. No entanto, não foi com isso em mente que eles me acusaram e condenaram, mas pensando em me ferir. Pelo que merecem a culpa. Faço-lhes, porém, esta petição: punam meus filhos quando eles crescerem, senhores, perturbando-os como eu perturbei vocês; caso lhes pareça que eles se preocupam menos com a virtude do que com o dinheiro ou outra coisa qualquer e pensam ser mais do que são, repreendam-nos como eu repreendi vocês por se preocuparem com o que não deveriam e acharem que significam alguma coisa quando não valem nada. Se fizerem isso, tanto eu quanto meus filhos teremos recebido o tratamento justo."

"Mas é chegada a hora de partir: eu para a morte e vós para a vida. Quem de nós se encaminha para o melhor destino, todos nós ignoramos, exceto o deus". 

ATIVIDADE

PESQUISA
• Pesquise sobre o julgamento de Sócrates e explique com suas palavras porque ele foi condenado à morte? Por que Sócrates recusou ser exilado e preferiu a morte? Qual foi a pena de morte que ele recebeu? 
• Por que, segundo se conta, o "Oráculo de Delfos" revelou a um discípulo de  Sócrates  que ele era o homem mais sábio de todos? 



PARA SABER MAIS


YouTube

Filme: Sócrates (Direção: Roberto Rossellini - 1971)
https://www.youtube.com/watch?v=5TaaT30L8yg 





 Livro: O Mundo de Sofia (Jostein Gaarder - 2014) 
Um romance da história da filosofia. Às vésperas de seu aniversário, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. 

Video-Aula 







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