ATIVIDADE 2 (2º ANO): DEBATE - "Direitos Humanos e Multiculturalismo"





Seguem abaixo dois vídeos para serem utilizados como material de estudo e pesquisa para o desenvolvimento do debate em torno das questões dos direitos humanos e do multiculturalismo. O segundo vídeo é uma entrevista de 2012 com o prof. Boaventura Sousa Santos da Universidade de Coimbra de Portugal, o criador do termo multiculturalismo. Na sequência, o debate.





Folha de São Paulo, 17 de outubro de 2009.

Grupo aplica chicotadas em mulheres de sutiã na Somália

Mulheres somalis que usam sutiã estão sendo chicoteadas em público pelo grupo radical islâmico Al Shabaab, acusadas de violar as leis do islã ao enganar outras pessoas, segundo relataram ontem moradores da capital do país, Mogadício. As testemunhas contaram que homens armados cercam qualquer mulher que aparentem ter um busto firme. Após ser chicoteada, ela ainda é obrigada a retirar o sutiã.
O Al Shabaab – que significa “juventude” em árabe – não quis comentar o assunto. O grupo controla algumas regiões da Somália e, segundo os EUA, tem ligações com a rede terrorista Al Qaeda.
A interpretação radical da sharia (lei islâmica) feita pelos insurgentes não agrada a muitos somalis, que são muçulmanos moderados por tradição. Alguns, no entanto, creditam ao grupo a restauração da ordem em algumas regiões do país, que há duas décadas é assolado pela guerra civil. No início deste mês, dois jovens acusados de roubo tiveram um pé e uma mão amputados cada um.
O Al Shabaab proibiu ainda filmes, danças em cerimônias de casamento e assistir ou jogar futebol. A “limpeza moral” também tem os homens como alvo – qualquer um pego sem barba é açoitado publicamente.

DEBATE - Existem muitas espécies de homem?

Os fatos: O universalismo dos Direitos do homem pretendeu defender direitos idênticos em todo o mundo. Mas ele facilitou a colonização e a destruição dos modelos de vida de civilizações julgadas indignas de uma certa ideia de homem, a nossa. É a pertinência a uma cultura que torna o homem um ser humano. Ora, as culturas divergem pelas sua línguas, seus costumes, seus gostos, seus ideais.

O problema filosófico: É preciso renunciar ao universalismo dos Direitos do homem e deixar que as diferentes civilizações sejam humanas cada uma à sua maneira?

Os argumentos presentes:

TESE A: Tudo é relativo.
Não vamos nos ingerir nisto: o que choca os outros não é da nossa conta e tem tanto valor quanto nossos costumes. Não há um modelo único de homem! Cada vez que sequer que outros povos possam se beneficiar de nosso progresso a identidade deles é ignorada.

TESE B: Tudo varia salvo os Direitos do homem.
O universalismo se contenta em dizer que todo ser humano tem direito ao respeito, de pensar, de viajar, de escolher sua vida, etc. Seu fundamento "natural" é que há uma só espécie humana porque todos os homens falam uma língua, pensam, amam, vivem numa civilização. A diferença entre as culturas é a riqueza da espécie humana única.

ATIVIDADE EM GRUPO:
1. O que o grupo concorda ou discorda da TESE A.
2. O que o grupo concorda ou discorda da TESE B.
3. Responder fazendo uma conclusão com relação à pergunta colocada no tópico: O problema filosófico.
Justifiquem a resposta.

Postagens mais visitadas