ATIVIDADE 2 (1º ANO): O BIG BANG - A CIÊNCIA E O SENSO COMUM



O Big Bang (Texto 1)

          Durante séculos, os homens olharam para o céu à noite e se perguntaram como o Universo começou, qual é o seu formato, qual é o seu tamanho. Estudiosos de várias partes do mundo propuseram muitas teorias diferentes sobre a o origem do Universo. Atualmente, a maioria dos cientistas concorda com a proposta do Big Bang.

          O Universo engloba tudo o que existe. É incrivelmente enorme. Pense na maior coisa que quiser imaginar, multiplique-a por 1 bilhão e, mesmo assim, esse número não ficará nem perto do tamanho do Universo!

          Os cientistas que estudam o Universo, baseados em evidências, desenvolveram uma teoria chamada "Big Bang" para explicar como ele se formou.

          O Big Bang foi uma expansão extraordinariamente súbita a partir de um único ponto. Tudo surgiu aí, inclusive espaço, energia e matéria - todas as coisas físicas do Universo. Forças como a gravidade se formaram, o tempo foi criado... Não existe "antes" do Big Bang. É difícil até imaginar algo dessa grandeza!

          Três segundos depois do Big Bang, os três elementos mais simples surgiram: O Hidrogênio, O Hélio e o Lítio. As primeiras estrelas apareceram entre 50 e 150 milhões de anos depois dessa explosão, seguidas pelas galáxias. Cerca de 9 bilhões anos depois do Big Bang, surgiram o Sistema Solar e a Terra.

         O Universo surgiu há 13,7 bilhões de anos mais ou menos!


O Big Bang - Glossário (Texto 2)

Ano Luz: Distância que a luz percorre em um ano.

Átomo: A menor parte de um elemento que participa de uma mudança química.

Big Bang: A expansão súbita que, segundo muitos cientistas, criou o Universo.

Elemento: Substância química simples, formada por átomos de apenas um tipo.

Galáxia: Grupo de estrelas, poeira e nuvens de gás que pode incluir planetas. A Via-Láctea contém o Sol e os seus planetas, além de inúmeras outras estrelas.
Galáxia de Andrômeda em fotografia do telescópio espacial Hubble
Gravidade: Força que puxa um objeto em direção ao outro no espaço. A Terra atrai tudo que tem massa para o seu centro, por isso as coisas caem no chão quando você as solta no ar.

Massa: Quantidade de matéria que determinado objeto contém.

Matéria: As substâncias e objetos do Universo que possuem massa e ocupam espaço.

Universo: O espaço e tudo o que ele contém, inclusive a Terra, os outros planetas e as estrelas.


O Universo em Expansão (Texto 3)

          O Universo vem se expandindo desde o Big Bang. Como os cientistas descobriram o que ocorreu?

          Em 1929, o astrônomo norte-americano Edwin Hubble (1889/1953) observou galáxias utilizando o maior telescópio daquela época. Ele mensurou como grupos de galáxias se afastavam uns dos outros.

          Imaginem que grupo de galáxias sejam uvas-passas na massa de um panetone. À medida que a massa cresce, as uvas-passas se distanciam entre si. De maneira simillar, aglomerados de galáxias longínquas se afastam pouco a pouco do grupo local de galáxias. Quanto mais longe estão, mais rápido ficam.

          Nos anos 1990, cientistas descobriram que a expansão do Universo não tinha velocidade fixa, mas estava em aceleração. Muitos pesquisadores acreditam que a causa disso seja a energia escura, uma energia misteriosa que compõe mais de 70% do Universo.


Ano-Luz (Texto 4)

          O ano-luz é uma unidade de medida que marca a distância dos objetos existentes no espaço. A luz viaja mais rapidamente do que qualquer outra coisa, a uma velocidade incrível: 299.792 Km/s e inacreditáveis 9.460.730.472.580 Km/ano (cerca de 9,4 trilhões).

          Um ano-luz tem, então, cerca de 9,4 trilhões de quilômetros.

          Por que precisamos medir distâncias com ano-luz? Bom, o Universo é tão gigante e as distâncias entre os objetos são tão enormes que o uso de quilômetros não seria prático.

          A galáxia mais próxima, Andrômeda, está a colossais 21.000.000.000.000.000.000 km - 21 quintilhões de quilômetros.

          A estrela mais próxima de nós, depois do Sol, é Alfa de Centauro e está a 4,3 anos-luz de nós, ou seja, se tivéssemos uma nave que viajasse à velocidade da luz demoraríamos 4,3 anos para chegar até ela.

          O Sol está a 8 minutos-luz de nós, portanto, quando o vemos se pôr no horizonte, na realidade ele não está mais lá. o que vemos é apenas a sua luz chegando.

        A Lua encontra-se a 1,2 segundos-luz de nós. Podemos dizer, portanto, que quando olhamos para o céu profundo, estamos na realidade olhando para o passado.


Fonte dos textos: GIFFORD, C. "Space in 30 seconds"; Ivy Press Limited, Sussex, England, 2013


COSMOS - Documentário com o físico norte-americano Neil de Grasse Tyson. Neste episódio, ele fala sobre o filósofo Giordano Bruno, morto na fogueira pela Santa Inquisição em 1600 em Roma e explica também o Big Bang.


ATIVIDADE A:
1.) Expliquem com suas palavras o que é o Big Bang.
2.) Por que o fato de as galáxias se afastarem umas das outras comprova a Teoria do Big Bang?
3.) Por que se diz que ao olharmos para o céu estamos olhando para o passado?

ATIVIDADE B:
Leiam o texto abaixo e responda as questões.


A ATITUDE CIENTÍFICA E O SENSO COMUM
(Aprofundando os conceitos Objetivo e Subjetivo)

Embora nossa percepção enxergue Vênus maior do Júpiter, sabemos, graças a uma disciplina científica (a Astronomia), que Júpiter é maior e está mais afastado que Vênus.


Nossas opiniões cotidianas:

O Sol é menor do que a Terra e se move em torno dela. Como duvidar dessa afirmação se, diariamente vemos um pequeno círculo amarelo-avermelhado percorrer o céu de leste a oeste?
As cores existem em si mesmas. Como duvidar dessa afirmação, se passamos a vida reconhecendo rosas vermelhas, amarelas e brancas, o azul do céu, o verde das árvores, o alaranjado da tangerina?
Cada gênero ou espécie  de animais já surgiu tal como os conhecemos. Alguém poderia imaginar um peixe se tornar um réptil ou um pássaro? Em religiões como a judaica, a cristã e a islâmica, os livros sagradas não ensinam que a divindade criou de uma só vez todos os animais?

No entanto, a Astronomia demonstra que o Sol é muito maior do que a Terra e que esta se move em torno do Sol.
A Óptica demonstra que a luz branca é formada por ondas, e que a cor que vemos nas coisas se deve ao fato de estas refletirem ondas de determinado comprimento, enquanto absorvem aquelas cujos comprimentos nos fariam ver outras cores.
A Biologia demonstra que os gêneros e as espécies de animais se formara lentamente, no curso de milhões de anos, a partir de modificações de microorganismos extremamente simples.

Portanto, há uma diferença entre nossas opiniões cotidianas (o senso comum) e a atitude científica.

Características do senso comum:

• São SUBJETIVOS, isto é, exprimem sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de acordo com as condições em que vivem. Imaginemos, por exemplo, uma árvore. Se eu for artista, verei sua beleza. Se for marceneiro, reconhecerei a qualidade de sua madeira. Se estiver passeando sob o sol, pensarei na sombra para descansar. etc.
• Costumam projetar nas coisas ou no mundo sentimentos de angústia e de medo diante do desconhecido. Assim, por exemplo, durante a Idade Média, as pessoas viam o demônio em toda parte. Hoje, enxergam discos voadores.
• Por serem subjetivos e expressarem sentimentos de medo, angústia e incompreensão diante do trabalho científico e o senso comum de nossa sociedade cristaliza-se em preconceitos. E é com base nesses preconceitos que passamos a interpretar toda realidade que nos cerca e todos os acontecimentos.

Características da atitude científica:

• É OBJETIVO, pois investiga as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
• É quantitativo, ou seja, busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes. Assim, por exemplo, as diferenças de cores são explicadas por uma causa única: as diferenças de comprimento de onda luminosa.
• Não se surpreende com a regularidade das coisas nem com os fatos que não sejam frequentes ou constantes. Um eclipse, um terremoto, embora não ocorram com frequência obedecem às leis da Física e têm explicações racionais.
• Distingue-se da magia. A magia admite que existe uma simpatia ou afinidade secreta entre as coisas diferentes que as faz agir umas sobre as outras por meio de qualidades ocultas (por exemplo, os astros agem sobre a vida humana). A atitude científica, ao contrário, opera um desencantamento ou desenfeitiçamento do mundo, mostrando que nele não agem forças secretas, mas causas e relações racionais que podem ser racionalmente conhecidas por todos.

O que distingue a atitude científica da atitude costumeira ou do senso comum? Antes de qualquer coisa, a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isso, onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas.
(Adap. CHAUI, Marilena. Iniciação à Filosofia; Ed. Ática, São Paulo, 2017 - págs. 237 a 240)

QUESTÕES:

4.) Expliquem com suas palavras o que é o "senso comum" e dê um exemplo justificando sua resposta.
5.) Expliquem com suas palavras o que é a "atitude científica"e dê um exemplo justificando sua resposta. 


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